Bençãos e homenagens marcam Ato Ecumênico em comemoração ao Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público (28/10) foi comemorado de uma forma especial esse ano pela diretoria do Sintram. Devido à pandemia do Covid-19, a tradicional festa promovida pelo sindicato foi substituída por um Ato Ecumênico realizado na última sexta-feira (29/10), no Clube dos Servidores Municipais de Divinópolis.  Foi um dia de bênçãos, reconhecimento ao trabalho, à vida e memória dos servidores públicos de Divinópolis e região Centro Oeste, trazendo emoção e lágrimas aos presentes, diante da palavra e reflexões expressas por diferentes líderes religiosos e momento em homenagem aos 35 servidores falecidos em Divinópolis, durante os quase dois anos de pandemia do Covid-19.

Líderes religiosos participaram do Ato Ecumênico promovido pelo Sintram

A presidente do Sintram, Luciana Santos, abriu o Ato Ecumênico dando as boas vindas aos presentes e lamentou o fato de muitos prefeitos não valorizarem o servidor municipal, não honrando os direitos básicos da classe como a revisão salarial e ressaltou a dedicação dos servidores no atendimento a comunidade. “Dedicar parte de sua vida à prestação de serviços públicos de qualidade à população, seja em que tempo for. Essa é a motivação diária do servidor, que embora na maioria das vezes não seja reconhecido, garante a todo cidadão acesso ao serviço público, seja na frente de batalha contra a Covid, seja na luta cotidiana na saúde, na educação, na agricultura, no lazer, enfim, em todos os segmentos do nosso dia a dia”, disse.

A presidente Luciana lamentou a perda de vários colegas servidores, que lutaram bravamente contra o Covid-19 e ressaltou que o trabalho do servidor sempre visa o bem comum e precisa ser reconhecido e valorizado.  A líder sindical  destacou o compromisso de luta do sindicato com a categoria. “A vocês que partiram, recebam nossa homenagem em forma de gratidão eterna. Obrigada pela luta, pelos ensinamentos, pela coragem e, sobretudo, obrigada pelo amor. A vocês que continuam lutando, nossa homenagem é de confiança e esperança em dias melhores, mesmo sabendo que para isso teremos que derrubar muitas barreiras. Nossa homenagem será o ano inteiro na luta incansável na defesa dos direitos de todos nós. Fica aqui, em nome de todos os colegas da diretoria do Sintram, o nosso muito obrigado, o nosso respeito e a nossa admiração”, destacou.

Ato

Na sequência para dar início ao Ato Ecumênico, a presidente do Sintram chamou ao palco e passou a palavra para os seguintes líderes religiosos: o Bispo Diocesano, Dom José Carlos; o pastor e servidor municipal, Luiz Donizete da Igreja Evangelho Quadrangular do Bairro Candides; o sacerdote Umbandista e servidor municipal, Ronaldo Maurício; e o presidente e fundador do Centro Espírita Jesus de Nazaré, Sérgio Bebiano. Com mensagens e reflexões aos presentes, cada liderança religiosa marcou de forma especial o Ato Ecumênico.

Homenagem

Velas foram acesas para lembrar os 35 servidores municipais de Divinópolis que faleceram durantes os dois anos de pandemia

Durante o Ato Ecumênico, foi realizada uma homenagem em memória aos servidores falecidos durante a pandemia. O Bispo Dom José Carlos citou o nome dos 35 servidores falecidos em 2020 e 2021. Os nomes estavam expressos em fitas, que foram afixadas a velas, que foram acesas em memória a cada um dos servidores. “Queremos que nesta pequena homenagem, que o nome deles será pronunciado e uma vela será acesa e colocada como que num pequeno altar para que não sejam esquecidos, nós queremos também de alguma forma trazê-los presentes. Morrer não é desaparecer, morrer é viver diferente, morrer é viver em outro lugar. Isso é morrer para nós. Por isso, quando nós mencionamos esses nomes, a gente não está dialogando com mortos ou trazendo para cá memórias de falecidos. Não! Nós estamos trazendo memórias de pessoas, que sabemos onde estão, sabemos que vivem e porque vivem, pronunciamos com respeito o nome delas, recordando e fazendo memória de tudo, quando fizeram no meio de nós. Cada nome é uma vida, é uma história, é um talento ou muitos talentos, que passaram pelo meio de nós”, disse o Bispo.

As velas foram acesas pela presidente Luciana Santos, pelo vice-presidente, Wellington Silva, pela servidora Lourdes Lopes, que convidou a filha do servidor falecido este ano, Cícero Madeira, Shirlene, que esteve presente no Ato.

Encerramento

Sob o olhar da presidente Luciana Santos, a servidora aposentada, Lourdes Lopes, encerrou o evento falando em nome de todo o funcionalismo

A presidente Luciana emocionada encerrou agradecendo a presença de cada um dos líderes religiosos, destacando que a fala de cada um deles havia enchido o coração de todos com esperança para esse novo ano, que está prestes a iniciar. “Queria de todo coração em nome de toda diretoria do Sintram agradecer a cada um de vocês. (…) Para mim hoje,  eu estou acostumada a falar no microfone, mas acho que  hoje foi o dia mais difícil, por estar acostumada a ver os companheiros em festa, em luta. É isso, a homenagem ficou linda, agradecemos a toda a diretoria que contribuiu para estarmos aqui, a servidora, Lourdes Lopes, que foi parceira nesta homenagem”, disse a presidente.

Luciana agradeceu também a parceria do presidente do clube, João Ribeiro, que cedeu o espaço para homenagem. “È uma alegria ceder o Clube dos Servidores para essa homenagem mais que justa”, destacou João, citando a convivência com vários servidores em seus 40 anos de trabalho na Prefeitura e a importância do ato em memória aos que não estão mais presentes.

A servidora Lourdes Lopes, representante da Asmadi, que foi parceira do Sintram na organização do Ato, finalizou a homenagem aos servidores. Lourdes falou da perda do pai, que ocorreu em 2008, na véspera do Dia do Servidor. Ela disse que durante 13 anos lamentou a data pela perda em lágrimas, e disse que no último dia 27 não chorou pelo pai, pois estava envolvida  em prol da  homenagem aos servidores. Lourdes destacou a importância de cada servidor dentro da administração pública e a importância de valorização da categoria. “O político passa, ele se faz servidor, e nós, somos servidores por mérito, por concurso, por saber receber e tratar a população”, disse.

O evento foi finalizado com um coffe break aos servidores e familiares presentes.

Servidores falecidos durante a pandemia, que  receberam orações e homenagens no Ato Ecumênico:

ADRIANA APARECIDA PEREIRA
AILTA ALZIRA DA FONSECA GONTIJO
AIRTON ALVES RODRIGUES
ALEXANDRE CARVALHO FONSECA
ALEXANDRO GERALDO DA FONSECA
ANGELITA  DA CONCEIÇÃO PEREIRA
ANTÔNIO EUSTÁQUIO ALVES DE ALMEIDA
ANTÔNIO GALDINO JOSUE
ANTÔNIO MÁRCIO DIAS
CARLOS MIGUEL VALENTE MARINS
CÍCERO MADEIRA
DESI MARIA MOTA
DIVINO RODRIGUES
GERALDA ALVES TEIXEIRA
JACKSON RODRIGUES
JOSÉ DIAS DE OLIVEIRA
JOVELINO FARIA BARROS
JÚNIA MÁRCIA DE SOUSA ARAUJO
JÚNIA MÁXIMO
LÍGIA CORREA VAZ
LUIZA APARECIDA FELIPE
MARIA APARECIDA SANTOS
MARIA DAS DORES SALVINO
MARIA DE FÁTIMA SOUSA RUSSO
MARIA FERNANDO CARNEIRO BRITO
MARÍLIA ARAÚJO LEÃO
MARILUCE SALES NUNES
MARLENE ALVES DE MOURA
MARLI APARECIDA DA SILVA
MOACIR DIAS DE OLIVEIRA
NILSON ISAURO PINTO
QUIRINO SILVA
REGINA CÉLIA ABREU
SELMA MARÍLIA
SOLANGE OLIVEIRA PEIXOTO DA SILVA

 

Reportagem Flávia Brandão
Comunicação Sintram