Baixa procura pela vacinação contra a covid-19 causa preocupação à Secretaria de Saúde de Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está preocupada com o desinteresse da população de Divinópolis na procura pela vacina contra a covid-19. Segundo a Semusa, nesta segunda-feira havia somente 82 pessoas agendadas para receberem a vacina, com imunizantes de todos os laboratórios, além da dose de reforço.

A Semusa lembra que após mudança no esquema de imunização, 16u Unidades Básicas de Saúde (UBS) está oferecendo 960 horários de vacinação por dia. Em nota, a Semusa explica que “devido à baixa procura, a vacinação foi descentralizada para as UBS com o fim de facilitar o acesso aos usuários e aumentar a disponibilidade de doses diárias”.

As UBS que estão aptas a aplicar doses de agentes imunizantes são: Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Central, CSU, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Itaí, Maria Lúcia Gregório, Nações, Nilda Barros, Nossa Senhora das Graças, Planalto, Santa Lúcia/Sagrada Família e São Roque/Tietê.

VACINAÇÃO

Os últimos números do vacinômetro em Divinópolis divulgados pela Semusa correspondem à sexta-feira (3). Segundo a Secretaria, 183.666 divinopolitanos haviam tomado a primeira dose, o que corresponde a 75,73% da população. Já 171.600 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose ou a dose única, o que significa que 72,82% da população já estão completamente imunizados.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO      

O último boletim epidemiológico divulgado pela Semusa corresponde ao dia 2 de dezembro e indica Divinópolis já registrou 658 mortes em decorrência da pandemia, sendo 349 homens e 309 mulheres.

De acordo com a Semusa, ontem somente cinco pessoas estavam internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o que equivale a 12,5% de ocupação. No setor de enfermaria, a taxa é de ocupação é de 30,2%, com 13 leitos ocupados. Esses dados correspondem a toda rede de saúde da cidade.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD