Atriz Regina Duarte aceita fazer teste na Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro

Convidada para comandar a Secretaria de Cultura, a atriz Regina Duarte aceitou fazer um teste no governo. Ela informou, após conversar com o presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20), que estará em Brasília já nesta quarta-feira (22) para conhecer as atividades e a “família” da secretaria.

A atriz não confirmou em quanto tempo ou em quais condições vai se decidir sobre a sua permanência definitiva no cargo, que está vago desde a última sexta-feira (17), quando o ex-secretário Roberto Alvim foi exonerado após fazer citações nazistas em um vídeo do governo. “Estamos noivando”, disse a artista.

Por meio do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que se trata de um “noivado” e não um casamento definitivo. Mas indicou que a conversa com Regina Duarte foi positiva e pode trazer bons frutos para o país. “Tivemos uma excelente conversa sobre o futuro da cultura no Brasil. Iniciamos um ‘noivado’ que possivelmente trará frutos ao país”, disse Bolsonaro  pelo Twitter.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Regina Duarte ainda disse que, se de fato assumir o cargo, quer construir uma gestão que pacifique a relação da classe artística com o governo Bolsonaro. “Sou apoiadora deste governo desde sempre e defendo a classe artística desde os 14 anos”, explicou à colunista Mônica Bérgamo.

A TV Globo já se pronunciou sobre o convite feito a Regina Duarte. Em uma curta nota lida na edição de ontem do Jornal Nacional, a emissora disse que ela terá que se afastar:  “A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna de conhecimento de todos os colaboradores”, disse a TV Globo.

CUBA

A atriz Regina Duarte e o então marido Daniel Filho ao lado de Fidel Castro durante visita do casal a Cuba (Foto: Reprodução/Instagram/duvivier)

Após aceitar fazer um teste à frente da Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro, a atriz Regina Duarte virou assunto na internet. O nome da interprete da viúva Porcina, de Roque Santeiro, chegou aos trending topics mundial, além da hashtag #RainhaDaSuástica – em referência ao seu personagem na novela Rainha da Sucata – ser um dos assuntos mais comentados na rede social, no Brasil.

Os usuários do Twitter também encontraram uma foto da atriz ao lado do líder de esquerda Fidel Castro, em uma visita que ela fez a Cuba, com seu ex-marido o diretor Daniel Filho. A viagem foi confirmada pelo diretor em entrevista ao F5, da Folha de S. Paulo, em maio do ano passado.

Daniel comentava sobre a mudança de posicionamento político da ex-mulher, quando comentou o encontro com Castro. Ele afirmou que não conseguia entender a mudança de posicionamento político da ex-mulher. “Simplesmente não entendo. Compreendo que não tem o porquê de as pessoas serem firmes para sempre, mas não entendo essa mudança dela para a direita, assim dessa forma. Ela era de esquerda mesmo, eu continuo [sendo de esquerda]”, afirmou.

Os usuários também comentavam uma gafe da atriz no Instagram nesta segunda-feira (20). Ela publicou uma imagem de São Expedito, em uma publicação que falava sobre o feriado de São Sebastião, no Rio de Janeiro. No post, Regina também comentava a reunião que teria com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na capital carioca. Depois do encontro, ela confirmou que aceitará o cargo, mas em fase de testes.

Fonte: Folha de S.Paulo