Assembleia dos servidores municipais de Bambui fecha revisão dos planos de carreira da categoria

Os servidores municipais da cidade de Bambuí reuniram-se em assembleia na última quarta-feira (20), convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). De acordo com o dirigente sindical, Eduardo Parreira, a assembleia teve apenas caráter informativo, já que o encontro serviu para sanar as últimas dúvidas da categoria em relação à revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).

Segundo Eduardo Parreira, que esteve em Bambuí acompanhado da conselheira Lucilândia Monteiro, a categoria foi comunicada sobre “alguns pontos que geraram dúvidas e de certa forma desagradaram aos servidores e puderam ser corrigidos”.

Segundo o dirigente sindical, todas as vantagens obtidas pelos servidores no Plano de Carreira ainda em vigor foram mantidas, acrescidas de novos benefícios. Eduardo Parreira assegurou que o prefeito Olívio Teixeira (PSB) atendeu a todas as reivindicações da categoria.

TRINTENÁRIO

Uma das alterações feitas pela revisão do PCCS foi sobre o chamado “trintenário”, que é quando o servidor completa 20 anos de serviço. O benefício foi mantido e será pago integralmente e não de forma proporcional, como ocorre hoje. “O crescimento horizontal da carreira foi alterado de 4% no biênio para 1% no anuênio, porém, a cada três anos o servidor passará por uma avaliação de desempenho e, sendo aprovado, receberá 3%, ou seja, com bom desempenho, a cada três anos o servidor poderá acumular um ganho real de 6%”, explicou Eduardo Parreira.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, “todas as vantagens previstas no Plano de Carreira antigo serão calculadas com base no salário revisado e não no salário atual. O salário dos profissionais da educação será revisado para atingir ao piso nacional. Já o salário dos servidores do quadro geral será revisado pelo atual piso nacional (salário mínimo) subindo R$ 1.034,00, que será o menor salário da prefeitura. As vantagens serão calculadas sobre esse novo salário e serão corrigidas anualmente pelo INPC”.

Eduardo Parreira disse ainda que os servidores municipais bambuienses ficaram satisfeitos com o trabalho do Sindicato e o projeto já está na Câmara com pedido de urgência. “Vamos oficiar à Câmara comunicando que a proposta já foi aprovada pelos servidores, para que a votação possa ocorrer o mais breve possível”, finalizou o sindicalista.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram