“Aprendendo a trabalhar com a culpa” é tema de palestra com os servidores de Divinópolis

O projeto Rota da Saúde, que é promovido pelo Núcleo Social do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis, iniciativa que o Sintram é parceiro, está neste ano de 2020 beneficiando mais trabalhadores. Isso porque as palestras que eram promovidas somente no Pátio de Obras,  agora serão também realizadas no Centro Administrativo. Ontem (18/02) foi promovido o primeiro encontro no local, sendo que foi abordado o tema “Aprendendo a trabalhar com a culpa”, pelo psicanalista, Paulo Renato. A diretora de formação sindical, Geise Silva, representou o Sintram na oportunidade.

Palestrante Paulo Renato

O palestrante, Paulo Renato, que além de psicanalista tem formação em consciência sistêmica e  é desenvolvedor do método Terapia da Expressão, falou com os servidores sobre a importância de trabalhar a culpa para o crescimento pessoal, alcançando relações mais saudáveis.  Durante a palestra, o especialista trouxe exemplos práticos, esclareceu dúvidas, captando a atenção dos participantes.  Em entrevista ao Sintram, sobre qual orientação daria para que as pessoas possam construir relações mais saudáveis no ambiente de trabalho,  Paulo Renato apontou que o primeiro passo é o “conhecimento”, sendo que é preciso ter a noção que o ser humano tem três estruturas: uma cognitiva, uma emotiva (como nos relacionamos) e uma que se efetiva na prática da vida.   “Quando vamos resolver, por exemplo, um conflito no trabalho sem olhar para essas três estruturas, como elas estão, se elas tem bons referenciais, se elas estão saudáveis ou não, é como  chover no molhado. Então eu acho vital, se queremos um movimento em relação a vida, que é saudável,  precisamos ter uma noção integral do que eu sou, com quem estou me relacionando e para onde eu quero ir. E se nós não temos  bons referenciais, que foi o tema que a gente trabalhou aqui, que referencias eu tenho para lidar com a culpa? Eu sei lidar com a culpa? Que tipos de culpa são saudáveis? Vimos que são duas:  a boa consciência e a outra a má consciência. Tem uma que eu cresço, que é má consciência. Agora se eu não sei disso, como é que eu vou crescer? Então eu acho que é fundamental essa oportunidade, que foi criada aqui para nós, é fundamental como um primeiro passo”,  apontou.

INICIATIVA APROVADA

Ao final do encontro, vários servidores demonstraram a satisfação de ter participado da palestra, aprovando a iniciativa e já aguardam novos debates.  “Foi muito bom, muito enriquecedor. Acho que precisa sempre ter essas palestras, que motivam. Aqui,os servidores é cada um em seu setor, então é uma forma também de estar aproximando os colegas de trabalho. Muito bom, gostei bastante”, disse Solange Maia, que é da Secretaria de Administração.

APRENDIZADO

Jordana Caetano, servidora da Secretaria de Fazenda,  destacou que o conhecimento compartilhado valeu de aprendizado para a vida e agradeceu ao Cresst pelo projeto e ao apoio do sindicato. “A saúde mental do trabalhador é muito importante porque a gente vem trabalhar todos os dias,  estamos aqui neste ambiente físico, só de negócios, mas a gente não se resume só ao físico, é importante, principalmente trabalhar o mental e o Paulo Renato trouxe um conceito muito importante, que é de muito aprendizado para todos nós: a lidar com a dor.  A  sociedade em geral não sabe lidar com a dor, vemos tantos assassinatos de pais com filhos, assassinatos principalmente de relacionamentos.  A  própria questão das redes sociais, a exposição, as pessoas sempre sorrindo, mas isso não é verdade. Não é todo dia que nós estamos felizes e esse aprendizado que o Paulo Renato trouxe pra gente de associar a culpa a dor, que nós temos primeiro que sentir a dor para depois refletir e nós tornar uma pessoa melhor, isso valeu de aprendizado para o resto da vida, para nós mesmos e para os relacionamentos com nossos colegas de trabalho para tornar um ambiente mais saudável,  isso é o mais importante”,  disse.

NÚCLEO SOCIAL

Margareth, socióloga do Cresst, responsável pelo projeto Rota da Saúde, falou da satisfação de expansão das palestras para outros setores da administração  e destacou o apoio do Sintram.  “Desde 2017, nós viemos com essa proposta de trabalho, onde a diretriz é o servidor municipal, trazendo para ele pequenos alertas, a vacinação em dia e várias outras situações pontuais, dentro da saúde, que devido ao corre-corre do dia a dia, eles não têm consciência e isso é muito gratificante para todos (…). Contamos com o apoio imenso do Sintram no cafezinho e também na parte gráfica, sempre nos dando apoio e nós estamos muito felizes porque a nossa plateia está assimilando esses conhecimentos e isso é o mais importante”, destacou.

A diretora de Formação Sindical, Geise Silva, representou o Sintram na etapa de ontem do Rota da Saúde

SINTRAM

A diretora de formação sindical, Geise Silva, destacou que o Projeto “Rota da Saúde” é muito importante e que o sindicato espera que a cada dia  mais servidores possam participar dos debates, que trazem reflexões e alertas importantes para a saúde do trabalhador municipal. “O  Sintram vem apoiando desde o ano passado esse projeto importante que o CRESST tem desenvolvido. Essa parceria fortalece o serviço prestado aos servidores e valoriza as pessoas. Estar no local de trabalho, ir ao encontro destes servidores,  é compromisso dessa diretoria. Os encontros acontecerão mensalmente a partir desse ano em dois setores pátio e prédio da prefeitura, esperamos que  o projeto cresça e que mais e mais servidores possam participar”,  declarou a diretora.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram