Após um mês, Divinópolis registra mais uma morte pela covid-19 e Semusa recomenda a volta do uso de máscara

 

Após um mês sem registrar óbitos pela covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou nesta quinta-feira (9) mais uma morte provocada pelo vírus em Divinópolis. Com isso, o município atingiu a 710 mortes em decorrência do coronavírus, sendo 379 homens e 331 mulheres.

Em nota, a Semusa informou que devido ao clima e a época do ano, o número de problemas respiratórios aumentou consideravelmente no município, com reflexos no número de casos de covid-19.

A pasta recomendou a volta do uso de máscara de proteção facial. “Diante disso e de acordo com a Nota Técnica nº 36/2022, a Secretaria de Saúde pede à população para que retome os cuidados, como lavagem frequente das mãos e uso do álcool em gel, para combater tanto a influenza quanto a covid-19. Pessoas com sintomas gripais devem utilizar máscaras”, disse a Semusa em nota oficial.

Para que a covid-19 e a influenza não avancem no município, a Semusa pede, insistentemente, para que toda a população que esteja com qualquer dose em atraso da vacina contra a covid-19, ou que faça parte dos grupos prioritários da vacinação contra a influenza e ainda não se vacinou, que procure uma unidade de saúde o mais breve possível, para colocar em dia a sua imunização.

A Diretoria de Vigilância em Saúde lembra a todos que a vacinação é a forma mais eficaz, para evitar as formas mais agravadas da covid-19 e influenza. Somente a vacinação em massa, podemos, todos juntos, conter a proliferação dos vírus da influenza e covid-19!

Para todas as pessoas que estejam com algum problema respiratório e que precisam de algum acompanhamento, as unidades de saúde estão prontas para receber os pacientes e oferecer o tratamento adequado.

Saiba como colocar em dia a vacinação, de dia, à noite ou no sábado:

Durante o dia: A vacinação acontece em todos os postos de saúde e unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Divinópolis, de 8h às 16h.

À noite: Nas unidades que atendem o programa “Saúde na Hora”, a vacinação acontece de 18h às 21h30. As unidades que fazem a vacinação noturna são: Belvedere, Planalto, Sagrada Família, Tietê e Ermida.

Sábado (11/6): Neste dia acontecerá um grande mutirão de vacinação que tem como objetivo regularizar a situação da população com qualquer dose em atraso da vacina contra a covid-19, adulto e infantil. Neste mutirão também serão ofertadas as vacinas Influenza e triviral, para os públicos prioritários da campanha.

As unidades que participarão deste mutirão serão: Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Central, Ermida, Icaraí, Ipiranga, Nossa Senhora das Graças, Nações, Niterói, São José e Tietê. Neste dia, a vacinação acontecerá de 8h as 16h.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Foto: Jotha Lee/Sintram