Após reunião com o Sintram, secretário de saúde se compromete a retirar projeto que muda nomenclatura dos cargos no Serviço de Atenção Primária

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram), Wellington Silva, a diretora de formação sindical do Sintram, Geise Silva, e a Comissão de Negociação dos servidores da Atenção Primária de Divinópolis, se reuniram na tarde dessa quarta-feira, 3, com o secretário municipal de saúde, Alan Silva e a assessora administrativa e interface jurídica, Sheila Salvino para debater o  Projeto de Lei Nº 052/2022, de autoria do Executivo Municipal, que está tramitando em regime de urgência na Câmara Municipal e muda a nomenclatura dos cargos de Técnico de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro e médico generalista “para atendimento ao Programa de Saúde da Família”.

Na reunião realizada na última segunda-feira, 1º, pelo Sintram com os técnicos de enfermagem, dentistas, enfermeiros e médicos generalistas da Atenção Primária de Divinópolis, os representantes de cada categoria mostraram seu descontentamento com a proposta, e pontuaram os quesitos da proposta que prejudicam a classe. De acordo com a diretora de formação sindical, durante a reunião os pontos que lesam os servidores foram apresentados para os representantes do Executivo Municipal, e após uma discussão, o secretário municipal de saúde se comprometeu a retirar o projeto da Câmara, e sanar as distorções da proposta.

“Os servidores apresentaram as dúvidas, e as inconformidades que eles encontraram, e a secretaria entendeu que realmente tinham algumas distorções com relação às atribuições que a projeto determina. O secretário garantiu que irá retirar a proposta da Câmara, para corrigir estes problemas. Com relação à alteração da nomenclatura, o Executivo manteve a justificava de ampliar a área de atuação do servidor, ou seja, que para que ele possa atuar em outros setores da rede, como a Atenção Secundária, a Atenção Terciária, pois hoje ele está limitado à Atenção Primária”, esclarece.

Segundo Geise, a Comissão se reunirá com os servidores que serão afetados pelo projeto para repassar o que foi acordado no encontro, e o Sintram acompanhará se o Município cumprirá com sua promessa de retirar o projeto da Câmara.

“Nós vamos acompanhar se o projeto será realmente retirado de tramitação, e como ele irá voltar para o Poder Legislativo, e se as distorções serão corrigidas. Vale reforçar que conforme determina a Lei Orgânica, qualquer projeto d elei que envolva o servidor público municipal só pode ser apreciado pelo Plenário, após um parecer circunstanciado do Sintram”, destaca.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram