Após pressão do Sintram, Prefeitura elabora Plano de Contingência contra a Covid-19

Após pressão da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) a Prefeitura de Divinópolis está enfim elaborando um Plano de Contingência contra a Covid-19 para ser posto em prática tanto para atendimento aos servidores, quanto para a população de modo geral.

A elaboração do Plano foi divulgada nessa quinta-feira, 17, nas redes sociais da Prefeitura, e confirmada pelo secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo da Silva. A Prefeitura iniciou a elaboração do planejamento quatro dias após a diretoria do Sintram enviar um ofício solicitando o Plano de Contingência.

Em contato com a presidente do Sintram, Luciana Santos, na noite dessa quinta-feira, 20, o secretário municipal de saúde garantiu que o planejamento será enviado à diretoria do Sindicato na próxima semana. Alan esclareceu ainda que tem mantido contato com os profissionais da saúde na medida do possível, e dado orientações sobre quais condutas devem ser adotadas neste momento.

“O secretário de saúde nos mostrou que está em contato com os servidores respondendo à medida do possível as dúvidas, mas como a demanda está alta não é possível responder a todos. Por isso, a diretoria do Sintram espera pelo Plano de Contingência na próxima semana, pois só com planejamento, com um direcionamento o Município conseguirá conter o avanço da doença entre os servidores municipais, e na população de um modo geral”, reforça Luciana.

Ações

Nesta semana, além do ofício enviado à Prefeitura, a diretoria do Sintram realizou inspeções nos setores da Prefeitura, confirmando o caos na saúde pública de Divinópolis, e após várias tentativas de diálogo com a Prefeitura, enviou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho, relatando as condições de trabalho que os profissionais da saúde estavam vivenciando.

O PLANO

O Plano apresentado pela Prefeitura prevê a criação de centros de triagem, solicitação de reativação do TeleCovid e manutenção e intensificação de todas as medidas preventivas.

Em nota, a Prefeitura disse que “diante do crescimento considerável do número de casos positivos de Covid-19, com a chegada da variante Ômicron, tem sido registrado um crescimento do número de casos na cidade, o que ocasionou um grande fluxo de pessoas buscando atendimento médico e alterou o perfil da demanda das unidades assistenciais. A partir daí foi necessária a criação de um plano de contingência para frear o crescimento da pandemia no município”.

De acordo com a Prefeitura, a implantação do Plano terá um custo de R$ 200 mil, sem detalhar onde e como serão investidos esses recursos.

O Plano prevê a implantação dos centros de triagem em diferentes regiões, o que favorece o deslocamento dos cidadãos em busca de atendimento. Os centros funcionarão a partir da próxima segunda-feira (24).

UNIDADES QUE SERÃO CRIADAS

1) Centro de Triagem Sudeste: será implantado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, que será tratada de Upa Lateral. O horário de atendimento da Upa Lateral será de segunda a segunda, de 10h às 22h. Fora deste horário, os pacientes serão atendidos pela entrada principal da Upa.

2) Centro de Triagem Norte: será implantado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Sebastião, localizado na rua Orsini Gomides Campos nº 150, bairro São Sebastião. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

3) Centro de Triagem Central/Sudoeste: será implantado na Escola Municipal Oribes Batista Leite, localizada na rua Itambé nº 81 no bairro Ipiranga. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Clique aqui e leia o Plano de Contingência completo divulgado na tarde desta sexta-feira (21) pela Prefeitura

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram
Com informações da Diretoria de  Comunicação/PMD
Foto: O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, disse que a Semusa mantém permanente contato com os servidores para sanar dúvidas sobre a covid-19 (Crédito: Diretoria de Comunicação/PMD)