Após intermediação do Sintram, prefeito de Itapecerica sanciona lei que garante recomposição salarial para servidores que ganham abaixo do salário mínimo

O prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (Podemos), sancionou no início desse mês a Lei 2.709, que garante a recomposição dos salários para 52 servidores municipais ocupantes do cargo de agente administrativo. A recomposição foi autorizada pelo chefe do Executivo após negociação liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). O prefeito fez questão de informar à Câmara na justificativa do projeto, que foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 23 e agosto, que a recomposição só foi possível após negociação com o sindicato. “A recomposição dos vencimentos dos assistentes administrativos decorre de entendimentos havidos entre a administração municipal e o sindicato classista”, destacou o prefeito.

Wirley Reis admitiu que os assistentes administrativos vêm sofrendo prejuízos há longos anos. “Os assistentes administrativos têm sido prejudicados em razão da ausência de recomposições, fato que impactou negativamente na remuneração da classe, que foi ultrapassada pelo salário mínimo, o que forçou a administração a atrelar seus vencimentos ao salário mínimo”, afirmou Wirley Reis. De acordo com o prefeito, a medida “não representa aumento na remuneração dos agentes administrativos, mas tão somente a recomposição da inflação dos últimos três anos”.

A recomposição salarial, que já será cumprida na folha de pagamento desse mês, corresponde à inflação acumulada no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. Veja no quadro abaixo como ficam os salários dos assistentes administrativos da Prefeitura de Itapecerica:

Para os demais servidores públicos, o prefeito Wirley Reis já havia concedido a revisão salarial de 4,52%. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em junho, porém com efeitos retroativos a 1º de janeiro. O prefeito também já pagou a primeira parcela do 13º salário para todo o funcionalismo.

A Prefeitura de Itapecerica possui 600 servidores, dos quais 52 ocupam o cargo de assistente administrativo, o que equivale a 8,66% do funcionalismo municipal. São 22 que trabalham como contratados e 30 no regime jurídico único celetista.

Para o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que esteve à frente das negociações com o prefeito de Itapecerica, é uma conquista muito importante para os assistentes administrativos. “Muitos pontos positivos nesta decisão do prefeito. Primeiro, foi fazer justiça aos assistentes administrativos, que terão agora assegurados salários mais justos e o direito a revisão anual. Também é preciso destacar o respeito demonstrado pelo prefeito ao trabalho do Sindicato e isso é muito importante já que facilita as relações entre a entidade representativa dos servidores e o Executivo, buscando entendimento em alto nível, com a prevalência do diálogo”, destacou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram