
Um idoso, de 77 anos, cujo nome não foi divulgado, conseguiu sobreviver a um quadro grave de baixa pressão arterial, taquicardia e perda de consciência, graças a ação de um motorista do transporte coletivo urbano e da equipe médica da Unidade de Saúde do Bairro Tietê. O episódio ocorreu no dia 31 de julho, mas a divulgação ocorreu somente nesta quinta-feira (7) pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura.
O idoso estava no ônibus da linha 11 (Tietê/Vila das Roseiras), quando desmaiou subitamente e perdeu a consciência. O motorista do coletivo, que não foi identificado, percebeu imediatamente o quadro da vítima e tirou o veículo da rota, levando o idoso até a Unidade de Saúde do Bairro Tietê.
O idoso foi imediatamente atendido pela equipe do médico Irapuan Carvalho, composta pelo enfermeiro Vinícius Guimarães e os técnicos de enfermagem Júlia Ferreira, Bruna Gonçalves e Egom Xavier. Segundo a Prefeitura, os profissionais se mobilizaram com agilidade e levaram o kit de primeiros socorros e o desfibrilador externo automático (DEA) para o interior do coletivo, onde o idoso recebeu os primeiros atendimentos.
Diante da gravidade do quadro clínico, o idoso foi transferido com segurança para dentro da unidade, onde foi estabilizado enquanto aguardava a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O paciente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permaneceu sob cuidados médicos e em observação por 24 horas. Ao final deste período, recebeu alta e foi para casa.
A Semusa disse que a pronta resposta da equipe da Unidade Tietê reflete o compromisso dos profissionais da Atenção Primária em garantir um atendimento ágil e humanizado, inclusive em situações emergenciais. Também destaca a importância da articulação entre os diversos setores da saúde e o envolvimento de toda a comunidade no cuidado à vida. Embora não tenha sido identificado, a Semusa também destacou a ação do motorista, que possibilitou o atendimento do idoso.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, diz que os servidores cumpriram sua obrigação, como sempre fazem, e destacou: “Esse é o compromisso dos nossos servidores. Independente das dificuldades que enfrentam, eles sempre estarão de prontidão para atender a todos. Temos orgulho de todos os nossos servidores e hoje vale fazer esse destaque aos companheiros da saúde, que sofrem ataques diários, principalmente de vereadores que se acham donos da verdade. A população sabe em quem pode confiar. Fica aqui o agradecimento do Sintram a esses competentes, honestos, responsáveis e zelosos servidores”, destacou.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação