Após a morte de 22 pessoas na cidade pela covid-19, Câmara Municipal de Lagoa da Prata endurece medidas de prevenção

Entrou em vigor hoje as novas determinações contidas na Portaria 93/2020, da Câmara Municipal de Lagoa da Prata, que volta a endurecer as regras para a contenção da disseminação da covid-19. A decisão acontece após a cidade registrar 22 óbitos provocados pela pandemia e o aumento do número de casos confirmados da doença.

De acordo com a Portaria, o atendimento presencial na Casa Legislativa fica suspenso até 31 de janeiro do dano que vem, podendo ser prorrogado conforme orientação das autoridades sanitárias. Até 31 de janeiro, somente poderão participar das reuniões legislativas, vereadores e funcionários devidamente convocados, devendo obedecer o número mínimo possível de pessoas.

A portaria estabelece que o acesso à sede da Câmara de Lagoa da Prata está permitido a secretários municipais, pessoa a ser homenageada pela Casa e outras pessoas e autoridades, devidamente convidadas ou convocadas por meio de requerimento aprovado em Plenário, desde que cumpram as medidas de prevenção para se evitar o contágio e propagação do Coronavírus estabelecidas pelas autoridades em saúde e pela própria Câmara.

Até a imprensa sofreu restrições pela portaria assinada pela vereadora Quelli Cássia Couto, presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata. Somente cinco representantes da imprensa, um de cada veículo de comunicação, terão acesso durante as seções. No plenário, para acompanhar as reuniões, será permitida a presença de apenas cinco pessoas. A utilização das dependências da Câmara para a realização de eventos de qualquer natureza também foi suspensa pela portaria

VEREADORES

Em outra portaria, 94/2020, que também vigora a partir de hoje, os vereadores terão que passar por teste de temperatura para ter o acesso permitido às dependências da Câmara. No caso de haver qualquer sintoma, o parlamentar terá que cumprir quarentena em casa, mesma situação que se aplica aos servidores. Para retornar às atividades será necessária a apresentação de atestado médico.

A portaria também estabeleceu novas regras preventivas, com a disponibilização de álcool em gel,reforço na limpeza e desinfecção das dependências da Câmara, especialmente banheiros, elevador, corrimãos, maçanetas, mesa do plenário, microfones e dispositivos de uso coletivo, disponibilização de tapete umedecido com água sanitária na portaria da sede da Câmara e equipamentos de proteção individual para os servidores. Além disso, ao início e final do expediente de trabalho, cada empregado deverá higienizar a sua mesa, bem como os equipamentos de informática.

NÚMEROS

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde, Lagoa da Prata atingiu a 5.747 casos notificados, dos quais 1.057 foram confirmados. Quarenta pessoas estão em isolamento domiciliar e três internadas, uma delas em Unidade de Tratamento Intensivo. O boletim confirma a morte de 22 pessoas na cidade vítimas da covid-19.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram