• Acompanhe-nos
Fortalecimento Sindical: Sintram recebe representantes da Feserp/MG
  • Federação representa sindicatos dos servidores municipais de Minas Gerais
  • Do Sintram, em Divinópolis - MG
    08/03/2019 13h37 • Atualizado em 08/03/2019 13h38
  • A diretoria do Sintram recebeu na última sexta-feira (01/03), os representantes da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais - Feserp/MG, a qual representa os servidores públicos municipais do estado. O objetivo do encontro foi a apresentação da Federação a nova diretoria do Sintram.

     

    No encontro, estiveram representando a Federação o presidente, Cosme Nogueira, o assessor jurídico, Eldibrendon Pereira e a diretora da Feserp e Presidente do Sindicato dos Servidores de Nova Serrana, Sônia Maria de Jesus.  “Fico muito satisfeito de estar aqui em Divinópolis e reconheço o potencial desse sindicato, a história de luta focada na representatividade dos servidores públicos municipais. O Sintram é uma referência não somente para a região central do estado, mas para todo o estado de Minas Gerais e todo o Brasil”, disse o presidente Cosme ressaltando a atuação da presidente Luciana Santos junto à Nova Central Sindical, ao levar o nome do Sintram em manifestações dentro e fora do estado na defesa dos servidores.

     

    Feserp

    O presidente Cosme explicou que a Feserp foi fundada há dez anos e é focada na representação dos servidores públicos municipais do estado. Hoje, a instituição tem 90 sindicatos filiados distribuídos em diversas regiões de Minas Gerais.  “A Feserp é uma entidade que tem no DNA  a luta pelos trabalhadores e nós sabemos que em Divinópolis os servidores estão passando por momentos difíceis, até agora  não receberam o 13º e nós precisamos estar aí juntos  para fazer esse  enfrentamento e principalmente, no cenário nacional, que é um cenário de pessimismo, nublado, porque o governo federal vem aí já com ataques à classe trabalhadora”, disse.

     

    Movimento sindical

    Questionado sobre o enfraquecimento do movimento sindical e como a Feserp articula para sobreviver frente à extinção de vários sindicatos, federações, centrais sindicais devido a mudança da Reforma Trabalhista que tornou a Contribuição Sindical facultativa, Cosme disse que apesar das dificuldades vê esse momento com otimismo. “Nós  com muita dignidade estamos com nossas portas abertas fazendo a luta, ajudando os sindicatos nos enfrentamentos. (...)No ano de 2017 nós fizemos oito caravanas a Brasília  para protestar contra  a reforma trabalhista, mas  infelizmente ela foi aprovada. O fim da contribuição sindical realmente pesou muito ao limitar as ações  das federações e sindicatos, mas nós entendemos  que temos buscar parcerias e com a política de auto-sustentabilidade financeira a compensação para  suprir a ausência da contribuição sindical”, disse.

     

    Credibilidade

    O presidente acrescentou ainda que vê essa extinção como um ato positivo , já que “muitos capitalistas” que estavam no  movimento sindical estão agora de saída, dando lugar a luta verdadeira pela classe trabalhadora. “Aqueles que estavam no movimento sindical apenas por dinheiro estão  indo embora, estão ficando aqueles que têm ideal, aqueles que têm compromisso. Esse é o ponto positivo, porque é através disso, que nós vamos buscar a credibilidade da população e da classe trabalhadora porque a credibilidade dos sindicatos, hoje, está ameaçada diante dos comportamentos errados que  nós tivemos  lá atrás de alguns falsos sindicalistas, que graças a Deus estão indo embora do movimento sindical”, criticou.

     

    Filiação

    Cosme destacou que a visita ao sindicato não foi apenas para convidar o Sintram à filiação, mas sim apresentar à nova diretoria a oportunidade do Sintram ser protagonista em um “projeto político de unidade na luta e resgate da caminhada do movimento sindical no setor público em Minas Gerais”.

     

    Encontros regionais

    Cosmo ao final da entrevista a Comunicação do Sintam adiantou que independente de filiação, a Feserp colocou a disposição do Sintram a oportunidade de sediar um encontro regional para discutir três temas de fundamental interesse da classe trabalhadora: a Reforma da Previdência, a extinção da Justiça do Trabalho e o fim da estabilidade no setor público. “A  Feserp está organizando encontros regionais para debater esses três eixos de debate. O primeiro encontro regional será em Juiz de Fora no dia 11 março, convidei a presidente Luciana e toda a diretoria para estarem lá conosco”, explicou.

     

    A presidente Luciana Santos agradeceu a visita dos representantes da Feserp e destacou a importância da unidade para fortalecimento da luta sindical. “Recebemos com entusiasmo os representantes dos servidores públicos municipais de diversos sindicatos no estado e sabemos que é com união que iremos garantir que os nossos trabalhadores municipais tenham seus direitos resguardados ”, ressaltou a presidente

Nossos endereços
  • Sede
  • Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis - MG
    CEP: 35.500-024
    Telefone: (37) 3216-8484
    Atendimento de 8h às 17h30
  • Subsede Bambuí
  • Rua Olívio Alves Ribeiro, 134, Centro, Bambuí - MG
    CEP: 38.900-000
    Telefone: (37)3431-3486
    Atendimento de 8h às 17h30
 
  • Subsede Bom Despacho
  • Rua Vigário Nicolau, 111, sala 106, Centro, Bom Despacho - MG
    CEP: 35.600-000
    Telefone: (37) 3521-3311 | 98831-0237
    Atendimento de 08h30 às 10h30 e de 12h às 18h
Filiada à
Desenvolvido por Fesempre