• Acompanhe-nos
Curso de Formação Sindical prepara nova diretoria do Sintram para desempenho de suas funções
  • Durante dois dias da semana passada, os novos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste, participaram de um curso de Formação Sindical, com o objetivo de melhor preparação para o exercício da função. 
  • Do Sintram, em Divinópolis - MG
    07/01/2019 13h45 • Atualizado em 07/01/2019 14h04
  • A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), embora já estivesse trabalhando nos bastidores no período de transição, começa efetivamente a desempenhar suas funções na prática a partir desta segunda-feira (7). Da antiga diretoria, permaneceu a presidente Luciana Santos, reeleita para o segundo mandato.  Os 29 diretores restantes, incluindo os suplentes e membros do Conselho Fiscal, são estreantes na direção do Sintram.

     

    Numa iniciativa pioneira, que teve o total apoio da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST-MG), antes de assumir na prática suas funções, os novos diretores passaram por um curso de formação sindical, ocorrido na semana passada. “O curso teve como objetivo deixar nossos diretores preparados para desempenhar suas funções da melhor forma possível, pois vontade de trabalhar não falta a nenhum deles. Com o curso, que abordou os principais temas da vida sindical, certamente todos já iniciarão suas funções sabendo aquilo que deve ser feito e até das dificuldades que teremos pela frente. Foi uma inovação que certamente nos trouxe muitos benefícios”, analisou a presidente Luciana Santos.

     

    O curso foi ministrado pelo presidente da NCST-MG, Geraldo Gonçalves Filho, que durante dois dias debateu temas importantes e apresentou aos novos diretores o modelo de atuação sindical, além de destacar um histórico da luta sindical ao longo dos anos. O curso analisou a reforma trabalhista e ainda abordou os desafios e o novo rumo do movimento sindical.

     

    Veja a opinião de novos integrantes da diretoria que participaram do Curso

     

    BEATRIZ SANTOS RIBEIRO
    Suplente, 18 anos no serviço público, lotada na UPA

     

    “Foi maravilhoso, porque muita coisa que a gente não sabia, ou à vezes não entendia, ficou bem claro e a gente teve oportunidade de aprender muito com o professor Geraldo”

     

    EDNEIA DE MELO ROCHA
    Suplente, 20 anos de serviço público, lotada no Sersam

     

    “Eu gostei muito. Com certeza nos deixou mais preparados para o cargo. Foram abordados temas muito importantes, como as leis trabalhistas, as funções do Sindicato. Foi de um valor muito grande”

     

    FERNANDO GENÉSIO
    Suplente, 23 anos no serviço público, lotado na Policlínica         

     

    “Os cursos são sempre muito bem vindos. A gente nunca é velho para aprender e mesmo que a gente já tenha algum conhecimento, é sempre bom  ter uma nova visão dos assuntos”

     

    RAFAELA SANTOS SILVA
    Diretora de Comunicação, 10 anos de serviço público, Secretaria de Cultura

     

    “Nós ganhamos um ânimo a mais com esse curso, porque ele nos trouxe discussões que vão além do Sindicato, nos trouxe a questão da construção coletiva e nos deixou mais preparados para exercer o cargo”

     

    GERALDO GONÇALVES FILHO
    Presidente da Nova Central

     

    “Eu penso que o curso trouxe muitas influências, principalmente sobre o perfil de um dirigente sindical. A gente procurou focar desde o movimento sindical na Europa antiga, até o momento atual. Falamos dos problemas e desafios e a partir daí a gente procurou mostrar da necessidade de qualificação permanente, da atualização do conhecimento e da habilidade política, para desenvolver a função de dirigente sindical. E isso foi colocado de forma tranquila, didática, e teve um retorno muito bom, porque houve um debate e a oportunidade de compartilhamento com todos os novos dirigentes do Sintram, e assim sendo, eu penso que a contribuição foi efetiva”

Nossos endereços
  • Sede
  • Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis - MG
    CEP: 35.500-024
    Telefone: (37) 3216-8484
    Atendimento de 8h às 17h30
  • Subsede Bambuí
  • Rua Olívio Alves Ribeiro, 134, Centro, Bambuí - MG
    CEP: 38.900-000
    Telefone: (37)3431-3486
    Atendimento de 8h às 17h30
 
  • Subsede Bom Despacho
  • Rua Vigário Nicolau, 111, sala 106, Centro, Bom Despacho - MG
    CEP: 35.600-000
    Telefone: (37) 3521-3311 | 98831-0237
    Atendimento de 08h30 às 10h30 e de 12h às 18h
Filiada à
Desenvolvido por Fesempre