Os professores da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Pará retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (12), após uma greve que durou cinco dias. A categoria exigia o pagamento de setembro e a marcação de uma data para pagamento de outubro e novembro, além do 13º salário. A categoria também quer o fim dos parcelamentos e dos atrasos. Até a semana passada, a prefeitura havia quitado somente 51% dos salários de setembro.
Na sexta-feira passada, com participação efetiva da Câmara Municipal, que fez a devolução de sobras de recursos ao Executivo, o prefeito Toninho André (MNB) pagou o restante do salário de setembro. O prefeito também acredita que o Estado vá repassar os recursos atrasados e por esse motivo, também se comprometeu em pagar os salários de outubro, novembro e o 13º até dezembro.
Em assembleia comandada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) na tarde de sexta-feira, a categoria decidiu colocar fim à greve. “Foi uma bela vitória dos professores de São Gonçalo do Pará, pois até o início da greve a prefeitura informava que não havia recursos e não teria condições de pagar setembro. Felizmente a Câmara Municipal da cidade deu a sua contribuição, os trabalhadores receberam os seus salários e o prefeito garantiu que até dezembro paga os meses de outubro e novembro, além do 13º. Os trabalhadores concordaram com a proposta, já receberam o pagamento integral de setembro e voltaram ao trabalho. Foi uma luta da classe, que permaneceu unida até que houvesse uma proposta adequada”, analisou a presidente do Sintram, Luciana Santos.
22/02/2019 : INFORMATIVO SINTRAM 22/02/2019
21/02/2019 : Prefeitura de Divinópolis gasta mais de R$ 600 mil mensais somente para pagar parcelamentos com o Diviprev
21/02/2019 : Sintram ajuíza mandado de segurança para garantir pagamento do 13º salário em Divinópolis
21/02/2019 : INFORMATIVO SINTRAM 21/02/2019
20/02/2019 : Prefeito de Bom Despacho empossa mais de 130 servidores aprovados em concurso público