• Acompanhe-nos
Divinópolis terá organismo governamental de política para mulheres
  • Conselho Municipal da Mulher recebe secretária nacional e  Sintram é parceiro no evento
  • Do Sintram, em Divinópolis - MG
    15/05/2018 13h38 • Atualizado em 15/05/2018 13h44
  • Divinópolis recebeu nesta segunda-feira (14) a secretária nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Maria Aparecida Andrade de Moura, para iniciar a implantação de uma unidade do Organismo Governamental de Políticas para Mulheres (OPM). O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), da CDL e do Soac. A secretária nacional proferiu palestra no Teatro Municipal Usina do Gravatá, que reuniu mais de 50 pessoas, entre autoridades e militantes de movimentos sociais e de defesa da mulher.

     

     

    Durante quase duas horas, Maria Aparecida de Moura falou da importância das políticas públicas em defesa da mulher. Compuseram a mesa de abertura do evento a presidente do CMDM, Ana Paula Freitas, a vice-presidente, Lourdes Lopes, os vereadores Ademir Silva e Janete Aparecida, o vice-prefeito Rinaldo Valério. A diretoria do Sintram foi representada pelo secretário geral Marcos Alves de Almeida.

     

    Em entrevista à assessoria de imprensa do Sintram, a secretária Maria Aparecida de Moura, explicou que sua presença em Divinópolis, teve como principal objetivo instalar o OPM em Divinópolis. “Além da conversa que tivemos com as mulheres sobre seus direitos e as políticas públicas do governo federal, viemos iniciar o processo de instalação de um OPM na cidade e já tivemos essa conversa com o governo municipal. O OPM pode funcionar junto a qualquer secretaria e ele é necessário para que o município possa receber verbas públicas destinadas a aplicar em defesa dos direitos das mulheres”, explicou.

     

    A secretária nacional afirmou, ainda, que atualmente o país atravessa uma forte cultura discriminatória. “Precisarmos ficar juntos nesta caminhada para encontrar soluções para a discriminação. As mulheres, ao lado dos homens, precisam exercer sua cidadania no lado político ou na suas profissões. Ficando lado a lado na construção de grandes projetos. Chegamos a Divinópolis para trocar conhecimentos e apresentar algumas propostas do governo em todas as áreas, começando com a instalação do Organismo Governamental de Políticas para Mulheres”, disse.

     


    A secretária nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República,
    Maria Aparecida Andrade de Moura, foi a palestrante do encontro


    A presidente do CMDM, Ana Paula Freitas, destacou as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas mulheres e disse que é preciso haver maior participação feminina em todos os setores. “As mulheres precisam ocupar o seu espaço e participar mais ativamente da vida política da cidade”, defendeu.


    Por motivos de agenda, a presidente do Sintram, Luciana Santos, não pôde comparecer à palestra promovida pelo CMDM, porém mandou um recado a todos que estiveram presentes. “Primeiramente quero cumprimentar ao CMDM pelo brilhante evento, com a presença de uma figura de tamanha importância no cenário nacional, que é a secretária Maria Aparecida de Moura. Sem nenhuma dúvida, a secretária nos trouxe importantes notícias e esclarecimentos que certamente serão muito bem aproveitados. Parabéns à Ana Paula, presidente do CMDM, e a todas as entidades participaram da organização. O Sintram sempre estará à disposição co CMDM, cumprindo nossa responsabilidade social. Temos certeza que o evento trouxe um novo ânimo para que as mulheres de nossa cidade possam participar mais da vida política e comunitária de Divinópolis. Parabéns a todos”, concluiu Luciana Santos.

    ( Matéria Sintram)

Nossos endereços
  • Sede
  • Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis - MG
    CEP: 35.500-024
    Telefone: (37) 3216-8484
    Atendimento de 8h às 17h30
  • Subsede Bambuí
  • Rua Olívio Alves Ribeiro, 134, Centro, Bambuí - MG
    CEP: 38.900-000
    Telefone: (37)3431-3486
    Atendimento de 8h às 17h30
 
  • Subsede Bom Despacho
  • Rua Vigário Nicolau, 111, sala 106, Centro, Bom Despacho - MG
    CEP: 35.600-000
    Telefone: (37) 3521-3311 | 98831-0237
    Atendimento de 08h30 às 10h30 e de 12h às 18h
Filiada à
Desenvolvido por Fesempre