• Acompanhe-nos
Com apoio do Sintram, Conselho Municipal recebe Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres
    Do Sintram, em Divinópolis - MG
    11/05/2018 09h12 • Atualizado em 11/05/2018 09h22
  • O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Divinópolis (CMDM) recebe na próxima segunda-feira (14) a Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Aparecida Andrade de Moura. A convite do CMDM, a Secretária visita Divinópolis para uma palestra sobre a importância dos Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres (OPM). O evento está marcado para 14h30, no Teatro Municipal Usina do Gravatá.


    De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), o OPM é uma ferramenta de formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres. Para a SPM é primordial a criação de organismos governamentais específicos na estrutura administrativa estadual, distrital e municipal como forma de fazer chegar ao cotidiano das mulheres as ações do poder público.


    Balanço da SPM indica que o país conta hoje com 719 Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), distribuídos pelas 27 unidades da Federação, sendo 25 estaduais e o restante em nível municipal. O estado com o maior número de OPMs é Pernambuco, com 168, seguido do Rio Grande do Sul, com 110. São Paulo, o estado que possui a economia mais forte do país, conta com 41 unidades do OPM e Minas Gerais tem apenas 16.


    De acordo com Lourdes Lopes, vice-presidente do CMDM, o evento é aberto ao público, em especial às mulheres. “Nesse encontro com a secretária será tratado sobre o controle social das políticas públicas que devem ser garantidas e ratificadas pelo Estado brasileiro, como medida de proteção aos direitos humanos e no combate de todas as formas de discriminação contra as mulheres”, explicou Lourdes Lopes.


    Para a realização desse evento, o CMDM fez parcerias com SOAC, CDL e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que também ocupa uma cadeira no Conselho. A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou a importância da palestra e a parceria entre o Sindicato e o CMDM: “Esse é um evento imperdível, pois vai tratar diretamente das políticas governamentais voltadas para as mulheres. O Sintram é parceiro do CMDM por entender que as mulheres divinopolitanas precisam participar mais da vida política da cidade, além de conhecer as reais políticas governamentais que cuidam dos direitos das mulheres”, analisou.

     

    QUEM É MARIA APARECIDA DE MOURA
    A Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da presidência da República, Maria Aparecida Andrade de Moura, tem um extenso e rico currículo. Além do cargo federal, ela é secretária geral do MDB e Coordenadora Estadual do Programa de Formação Política na Fundação Ulysses Guimarães–EAD/Minas Gerais. Professora e pedagoga, ela também é Pesquisadora e estudiosa sobre assuntos referentes à Política para as Mulheres e Planejamentos Estratégicos. Cumpre anualmente uma extensa agenda, visitando diversos municípios mineiros, proferindo Palestras sobre “Direitos, Cidadania e Projetos para Mulheres”.

     

    SERVIÇO
    PALESTRA: A importância dos Organismos de Políticas para Mulheres e suas Ações
    DATA: 14 de maio de 2018
    HORA: de 14h30 às 16h30
    LOCAL: Teatro Municipal Usina do Gravatá

Nossos endereços
  • Sede
  • Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis - MG
    CEP: 35.500-024
    Telefone: (37) 3216-8484
    Atendimento de 8h às 17h30
  • Subsede Bambuí
  • Rua Olívio Alves Ribeiro, 134, Centro, Bambuí - MG
    CEP: 38.900-000
    Telefone: (37)3431-3486
    Atendimento de 8h às 17h30
 
  • Subsede Bom Despacho
  • Rua Vigário Nicolau, 111, sala 106, Centro, Bom Despacho - MG
    CEP: 35.600-000
    Telefone: (37) 3521-3311 | 98831-0237
    Atendimento de 08h30 às 10h30 e de 12h às 18h
Filiada à
Desenvolvido por Fesempre