• Acompanhe-nos
Sintram é parceiro em noite de muitas homenagens e reflexões sobre as mulheres
  • A servidora Alair Azevedo e a saudosa vice-presidente, Ivanete Ferreira, foram homenageadas pelo sindicato
  • Do Sintram, em Divinópolis - MG
    08/03/2018 10h08 • Atualizado em 08/03/2018 10h16
  • Ontem (07), véspera do Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Divinópolis foi espaço para reflexões e muitas homenagens às mulheres guerreiras de diversos movimentos sociais, segmentos sociais e entidades sindicais. O evento foi realizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM) Núcleo Divinópolis e pelo Sinpro Minas e teve o apoio do Sintram e diversos outros sindicatos e movimentos sociais de Divinópolis. O Sintram prestou homenagens a duas grandes mulheres: a servidora Alair Azevedo e a saudosa vice-presidente, Ivanete Ferreira, que faleceu em dezembro passado.

     


    As diversas mulheres que utilizaram a fala citaram o poder da mulher e da importância de ocupação de lugares de decisão na sociedade. “Será que só no mês de março, merecemos ocupar uma mesa de discussão somente por mulheres? Temos que mudar essa realidade!”, chamou atenção uma das presentes na mesa de abertura do evento, que foi composta pela vereadora, Janete Aparecida, pela presidente da UBM, Renata Rosa, pela secretária de mobilização e articulação da UBM, Núcleo Divinópolis, Tatiana Braz, e pela presidente da CTB – Minas, Valéria Morato.


    Além de chamarem atenção pela ocupação de espaços, foi citada a necessidade de combater preconceitos de toda a espécie, seja racial, sexual, sendo a mulher “voz de luta” para avanços na busca da igualdade social, sendo que unidas, tudo fica mais fácil.


    A presidente Luciana Santos também utilizou a fala para chamar atenção para a luta sindical e o “empoderamento feminimo”, de modo que a mulher ocupe o lugar que desejar na sociedade. Na sequência, a presidente prestou homenagens a servidora Dona Alair Azevedo. “Dona Alair iniciou no serviço público em 2004 como servente escolar e hoje está lotada na Biblioteca Pública de Divinópolis. Foi diretora do Sintram de 2010 a 2012 período em que desenvolveu um trabalho de resgate social a muitos servidores. Lutou, formou em pedagogia, criou seu filhos e continua lutando em prol de todos nós, servidores públicos municipais. Muito obrigada, Dona Alair é uma honra para nós podermos prestar essa homenagem à senhora”, disse a presidente Luciana.


    A servidora, Alair Fonseca, agradeceu o sindicato e disse que se sentiu muito honrada com a homenagem. “Não poderia deixar de agradecer meus filhos, pois sei da falta que eu faço às vezes. Sou viúva e tenho que ser pai e mãe dentro de casa, então deixo um pouco de lado, porque como eu falei para eles, eu estou em prol de todos e não de mim própria (...) Eu parabenizo todas as mulheres e fico muito satisfeita de ter recebido essa homenagem”, disse a servidora.

     

    Guerreira
    Um momento de grande emoção durante o evento foi a homenagem póstuma feito pelo Sintram e pelo Grupo Encontro (Contadores de Estórias) à saudosa vice-presidente, Ivanete Ferreira. A presidente Luciana Santos disse que era difícil expressar a tamanha importância da guerreira, Ivanete Ferreira, para a luta sindical e convidou o companheiro de luta, Rodrigo (Sinpro), para juntos representarem os demais sindicatos, que conheceram e acompanharam a garra da grande sindicalista, Ivanete Ferreira. “Realmente faltam palavras para expressar. Uma guerreira, passou em dois concursos públicos, foi dona do Programa Divinópolis de Sorriso Novo, na década de 90, época que a odontologia dentro do serviço público funcionava. Então não tem o que falar, o que expressar, tem é que agradecer pelo convívio, a luta diária dela conosco”, disse Luciana.

     


    Após a fala da presidente, o grupo Encontro fez uma bela homenagem utilizando um poema ao som de um violão, que emocionou a todos. No poema, era citado uma mulher que “adora contar histórias na praça”, essa mulher era referência a guerreira Ivanete, que “contava histórias (lutava) para mudar o mundo”, mas que por fim, “contava histórias para que o mundo não a mudasse”.


    A integrante do grupo, Nídia Fonseca, amiga pessoal de Ivanete, ao final da apresentação falou emocionada sobre o carinho e a saudade da eterna amiga, que sempre buscou o bem comum. “Todas essas homenagens demonstram o amor, o respeito, o reconhecimento que merece a nossa amiga e irmã, Ivanete. A esposa, a mãe do Bira, da Mayra, do Tonico e da Yarinha. A avó do Rafael, do Caetano e da Sarah que está para chegar nos próximos dias. A amiga de muitos, a companheira sempre lutando pelo bem comum e fazendo da arte de contar histórias, uma forma de amar as pessoas. Essa é a nossa forma de orarmos por você neste dia quando a reconhecemos cheia de graça na sua inteligência , na capacidade de marcar presença nos lugares por onde andou munida de sinceridade, coerência, e senso de justiça”, disse.


    Após as falas, o Sintram exibiu um vídeo com vários momentos de Ivanete Ferreira, traduzindo um pouco da tamanha importância dela para o movimento sindical de Divinópolis e do Brasil. Ao final das homenagens, a presidente do Sintram convidou os familiares de Ivanete para receberem uma placa em agradecimento a toda dedicação de Ivanete em prol dos servidores públicos municipais.

     


    Confira as demais homenageadas da noite:

    Chá das Petras – Elia Maria dos Santos e Janaína da Costa Sousa

    DA. UEMG - Amanda de Freitas Maciel

    Sindicatos dos Bancários - Marina da Fonseca

    Sindicato dos Frentistas - Maria José Silveira

    Vereadora Janete - Isabel Cristina Soares

    Sinpro - Ângela Rosena David indicato dos Rodoviários - Elisângela

    Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Divina Maria Batista

    Sindicato do Turismo - Lucy da Silva

    SindUte - Maria Lúcia de Souza Moura

    União Brasileira de Mulheres - Geralda Maria de Castro

    UED - Fátima Gonçalves da Silva

     

Nossos endereços
  • Sede
  • Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis - MG
    CEP: 35.500-024
    Telefone: (37) 3216-8484
    Atendimento de 8h às 17h30
  • Subsede Bambuí
  • Rua Olívio Alves Ribeiro, 134, Centro, Bambuí - MG
    CEP: 38.900-000
    Telefone: (37)3431-3486
    Atendimento de 8h às 17h30
 
  • Subsede Bom Despacho
  • Rua Vigário Nicolau, 111, sala 106, Centro, Bom Despacho - MG
    CEP: 35.600-000
    Telefone: (37) 3521-3311 | 98831-0237
    Atendimento de 08h30 às 10h30 e de 12h às 18h
Filiada à
Desenvolvido por Fesempre